Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Varizes são veias que, por alterações da sua parede e por perderem sua função de retorno venoso dos membros inferiores para o coração, tornam-se dilatadas, tortuosas e alongadas.
O Ultrassom Vascular com Doppler ou Ecografia Vascular é o exame complementar mais realizado no pré-operatório de cirurgia de varizes.
A escleroterapia líquida nada mais é que a tão famosa “aplicação” de varizes e vasinhos. Consiste na injeção de uma substância esclerosante sob a forma de um líquido transparente no interior do vasinho, promovendo inflamação da parede da veia e consequente oclusão do vaso por meio da fibrose.
A escleroterapia com espuma tem o mesmo princípio da escleroterapia líquida. No entanto, a substância utilizada consiste numa “espuma” formada pela combinação de uma substância líquida com o ar ambiente. Por ser mais espessa, a espuma desloca o sangue dentro do vaso sem diluir, favorecendo maior contato da espuma com a superfície interna da parede da veia, o que aumenta a potência da substância em 2 a 4 vezes.
O laser transdérmico é considerado uma escleroterapia térmica. Isso porque a luz emitida pelo aparelho é absorvida pelo sangue, provocando seu aquecimento, sem provocar o aquecimento dos tecidos que estão em volta. O calor gerado promove a contração e consequente oclusão da veia.
Ao contrário dos outros procedimentos, a cirurgia de varizes deve ser realizada em centro cirúrgico e o paciente submetido a anestesia raquidiana. Consiste em pequenos cortes ao longo da perna no trajeto das varizes para retirada das veias varicosas e, quando há refluxo em safena, são realizados cortes maiores na virilha e no tornozelo para retirada da veia safena como um todo.